asteroide passa rente a terra, espaço, noticias

Pouco depois de se saber de um meteorito caindo sobre a Rússia, ficou-se sabendo também que um outro objeto celestial vai passar ainda hoje “alarmemente” próximo do nosso querido planeta azul.
Nunca um asteroide com o tamanho do Da14 tinha sido registrado a passar tão perto. É que vai passar mesmo muito perto, perigosamente!
O voo deste asteroide vai ser visível com binóculos, a partir das 17h, ou pelas 20h na Europa por onde ele vai ser mais facilmente visível.
O asteroide tem cerca de 50 metros de diâmetro o que é equivalente a uma piscina olímpica, e é composto por silicatos, níquel e ferro.
asteroide 2012 da14, espaço, noticias
A orbita é também algo a ter em conta. Ele dá a volta ao sol em 368 dias normalmente, mas hoje será diferente. O DA14 vai passar muito próximo do nosso planeta, apenas a 27.600 quilômetros de distância, menos de um décimo da distância até à Lua.

Afinal teremos de considerar esta situação, já que a última vez que um asteroide com esse tamanho se esperava passar do lado da Terra, acabou de por colidir na Sibéria, Rússia, destruindo 80 milhões de árvores em 200 quilômetros quadrados.
asteroid d14, espaço, noticias da Terra
Sua passagem espera-se no entanto que passe ao lado mesmo. Nascendo e passando sobre a estrela Denébola, na constelação de Leão, movendo-se até ao centro da Ursa Maior. A partir daí ele vai se distanciando até desaparecer, ufff.
O D14 terá agora uma nova rotação em volta do sol, que passou a 317 dias, mas só em 2046 ele volta a causar preocupações para nós quando sua orbita voltar a ir de encontro à orbita terrestre.
Este, como vários outros asteroides, foi projetado para fora da cintura de asteroides que tem entre Marte e Júpiter. É nestes casos que algum pode vir a acertar na Terra, e embora os americanos tenham tecnologia para detetar asteroides com mais de 1 quilômetro de diâmetro, como o que extinguiu os dinossauros, outros menores não são facilmente detetados. Mas repare, um asteroide de 50 metros como o D14 é suficiente para causar uma cratera de 2,5 quilômetros de diâmetro e arrasar por completo um raio de 25 quilômetros. Numa cidade seria catastrófico!
asteroide acerta na terra, espaço

Categories:

0 Response for the "ASTEROIDE PASSA PERTO DA TERRA"

Postar um comentário