A tampa do sarcófago de Pakal em um graffiti
A grande tampa do sarcófago no Templo das Inscrições feita de pedra esculpida,  é uma peça única da arte maia clássica. Em torno das bordas da tampa existe uma faixa com sinais cosmológicos, incluindo os de sol, a lua e estrelas, assim como os chefes de seis antepassados. A imagem central é a de uma árvore do mundo. Sob Pakal está a serpente da morte com as suas mandíbulas abertas, uma representação iconográfica comum de entrada no reino dos mortos. O próprio rei usa os atributos do deus do milho tonsurado e é mostrado em uma postura peculiar que pode denotar renascimento. No passado, a interpretação da tampa teria suscitado controvérsia. Linda Schele viu Pakal caindo na Via Láctea no horizonte do sul, uma visão que não tem encontrado aceitação geral entre os estudiosos e ainda mostra alguma semelhança com as fantasias de ficção científica de Von Däniken.
O Túmulo de Pakal  tem sido o foco de atenção de alguns entusiastas da teoria dos "antigos astronautas" desde o seu aparecimento no Best Seller de Erich von Däniken em 1968, Eram os Deuses Astronautas? Von Däniken reproduziu um desenho da tampa do sarcófago (incorretamente, rotulando-a como sendo de "Copan") e comparando Pacal com os astronautas do Projeto Mercury de 1960, interpretando desenhos debaixo dele como foguetes e oferecê-lo como prova de uma suposta influência extraterrestre nos antigos maias.
No centro desse quadro está a figura de um homem sentado, inclinada para frente. Ele tem uma máscara sobre o nariz,  usa as mãos para manipular dois controles e no calcanhar do pé esquerdo está em uma espécie de pedal com ajustes diferentes. A parte traseira é separada dele e está sentado em uma cadeira complexa, e fora deste quadro todo, você vê uma pequena chama como um escape.
Reivindicação de Von Däniken não é considerado uma interpretação credível por qualquer Maianista profissional. Por exemplo, Ian Graham respondeu: "Bem, eu certamente não vejo nenhuma necessidade de considerá-lo como um homem de espaço. Eu não vejo nenhum oxigênio. Vejo um rosto Maya muito caracteristicamente desenhado . "
Templo das Inscrições Maias

Categories:

1 Response for the "A TAMPA DO SARCÓFAGO DE PAKAL CONFIRMA TEORIA DOS "ANTIGOS ASTRONAUTAS"?"

  1. se for mesmo ,gostaria de saber o tipo de combustivel que usariam na epoca tão remota como aquela,no relevo da tampa embaixo existe um tipo de proporção parece fogo saindo de um tipo de turbina da nave maia.

Postar um comentário